Rádio-Iberoáfrica-Logo-Oficial-500x500px

O Instituto Cervantes e a FUNIBER Firmam Protocolo Geral de Cooperação

(Esq)-Luís García Montero (Director IC); (Dir)-Santos Gracia Villar (Presidente FUNIBER)

Na manhã desta quinta-feira, teve lugar na sede do Instituto Cervantes em Madrid, Espanha, uma reunião institucional entre os altos mandatários das duas instituições espanholas vocacionadas à educação e promoção da cultura espanhola no mundo, por um lado o Dr. Luis Manuel García Montero, Director do Instituto Cervantes (IC) que esteve acompanhado com altos directivos do  IC, e por outro lado o Dr. Santos Gracia Villar, Presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), ladeado pelo Director de Relações Institucionais, Frigdiano Álvaro Durántez Prados.

Esta reunião entre os altos representantes do IC e da FUNIBER que aconteceu às 10h00 na Sede Central do Instituto Cervantes em Madrid, visou a assinatura do protocolo geral de cooperação entre as ditas instituições. Assim, os signatários, na presença dos seus representantes firmaram o convênio, objectivando fundamentalmente a cooperação no domínio da língua espanhola e da cultura, com a particularidade de se potenciar a colaboração nos países africanos de língua oficial portuguesa. Especialmente, se poderá fomentar através deste acordo a colaboração em Angola através da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), da Rede FUNIBER.

Este convênio foi celebrado depois do recente encontro a 19 de Janeiro em Madrid entre o Director de Relações Institucionais da FUNIBER, Álvaro Durántez, o Director do IC, Luis García Montero e uma alta delegação Angolana formada pelo Ex-vice-Presidente da República de Angola, Dr. Bornito de Sousa, e sua Fundação homônima, onde ambas instituições assumiram o compromisso em trabalhar conjuntamente na promoção do espanhol no mundo. Considerando que a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) da Rede FUNIBER, é Centro Acreditado do Instituto Cervantes, este marco institucional poderá reforçar a integração das demais Universidades da Rede FUNIBER, promovendo assim, uma maior articulação do espaço multinacional e intercontinental da Iberofonia, acção apoiada pela Rádio Iberoáfrica.

A FUNIBER através deste protocolo tem a oportunidade de massificar a acção da UNIC, localizada no Cuito, província do Bié, instituição académica de ensino superior com uma filosofia voltada no ibero-americanismo e na iberofonia, com professores angolanos e outros oriundos de países hispanofalantes e onde os estudantes, de língua portuguesa, estudam e aprendem espanhol a partir do primeiro ano da sua formação, em todas as licenciaturas, evidenciando-se assim o valor da intercompreensão entre as duas línguas internacionais ibéricas.

O labor da UNIC no domínio da valorização e promoção do espanhol em África é conhecido, pois, foi assim que no dia 27 de Junho do ano passado na Casa de América, em Madrid, a Universidade angolana foi premiada com o alto reconhecimento nos “II Premios Archiletras de La Lengua” como Universidade do Ano.

O Instituto Cervantes tem dentre os seus objectivos, a promoção universal do ensino, do estudo e da utilização do espanhol e a promoção de todas as medidas e acções que contribuam para a difusão e a melhoria da qualidade destas actividades, bem como a difusão da cultura espanhola no estrangeiro.

E, para alcançar os seus objectivos, o IC dispõe de uma ampla rede de centros no estrangeiro e que, através deles, está interessado em promover e desenvolver os objectivos do IC em todo o mundo.

Por outro lado, a FUNIBER é uma instituição de cooperação educativa, cultural e técnica, fundamentalmente no âmbito da educação superior, que desenvolve a sua missão a favor das sociedades – especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa (a Iberofonia) – promovendo projectos e participando em actividades académicas, científicas e de investigação, assim como em actividades de cooperação orientadas para o desenvolvimento e o crescimento económico. A FUNIBER mantém relações estreitas com numerosas universidades e instituições profissionais com o objectivo de proporcionar uma educação universal e global que também valoriza as identidades locais.

A Revista Iberoáfrica, entidade de comunicação e cultura de vocação pan-ibérica que nasce no coração de Angola e de matriz Africana, dentro da sua visão global e missão social apoia iniciativas que promovam e fomentem uma maior integração e articulação dos países e comunidades do espaço multinacional e intercontinental da Iberofonia, preservando-se sempre a identidade das civilizações locais, visando a diversidade cultural e o enriquecimento das nações, deste cada vez mais progressivo e consolidado espaço internacional da Iberofonia.

Não é possível copiar o conteúdo desta página

Scroll to Top